A falta de um espaço digital organizado, com explicações objetivas e recursos para o estudo autónomo foi o principal impulso para a criação deste projeto.
Enquanto alunos de diferentes ramos da Engenharia, todos nós já saímos de aulas com dúvidas que não conseguimos esclarecer - seja pela abstração dos conceitos, pela falta de exemplos práticos ou escassez de materiais didáticos adequados. Tudo isto é frequentemente agravado pelo ritmo acelerado das aulas.
O FluidaMente nasce desta experiência: da vontade de tornar o estudo da Mecânica dos Fluidos e da Termodinâmica mais acessível, visual e intuitivo.
Acreditamos que, de facto, uma imagem pode valer mais que mil palavras - e que mesmo conceitos complexos podem ser dominados quando apresentados de forma clara, estruturada e visualmente apelativa.
Capacitar estudantes de engenharia a compreender e aplicar conceitos complexos de Mecânica dos Fluidos e Termodinâmica, promovendo aprendizagem autónoma, visual e estruturada, tornando o estudo destas disciplinas acessível, intuitivo e eficaz, e formando estudantes mais especializados e preparados para enfrentar desafios técnico-científicos.
Ser a principal referência online de apoio ao estudo universitário em Mecânica dos Fluidos e Termodinâmica em língua Portuguesa, contribuindo de forma relevante para a formação de estudantes mais especializados nestas áreas.
Clareza: apresentar conceitos complexos de forma simples, visual e compreensível.
Rigor Científico: cada conteúdo é revisto com base em bibliografia de referência.
Inovação: usamos tecnologia e criatividade para transformar a aprendizagem tradicional.
No FluidaMente encontrarás recursos pensados para facilitar a compreensão de conceitos complexos e apoiar o estudo autónomo:
Conteúdo teórico estruturado: Resumos e explicações organizadas por tema, para uma compreensão sólida e estruturada dos fundamentos;
Figuras e esquemas de suporte: Esquematização clara dos conceitos, tornando a aprendizagem mais visual e intuitiva;
Exercícios resolvidos: Problemas resolvidos passo a passo, com foco na aplicação prática dos conceito;
Ferramentas didáticas: Modelos interativos para visualização do comportamento dos fluidos e dos sistemas térmicos;
Comunidade de Estudo: Fórum e grupos de discussão para troca de ideias, dúvidas e materiais entre estudantes.
Cada recurso é pensado para que o estudo seja claro, acessível e eficaz, promovendo uma aprendizagem visual, prática e colaborativa.